Thursday, December 20, 2007

Nostalgia Natalícia I - Tabaco

Sou um fumador inveterado. O que é bem diferente de ser um invertebrado. Um fundamentalista do direito à cigarrada. Um adepto da liberdade de fumegar. Um viciado em nicotina. Passo-me quando não dou passas. Nem me importo com os cravas, nunca recusei um cigarro a ninguém, mesmo que fosse o último. Gosto de fumar como de muito poucas outras coisas na vida.

Não me interessa o preço, os avisos apocalípticos, a saúde de terceiros, quartos ou quintos, que proíbam, que limitem, que persigam. Enquanto for essa a minha vontade, continuarei sempre a fumar.

Por isso tenho saudades. Saudades de um tempo em que fumar era normal, tão corriqueiro como respirar, e aceite como uma necessidade básica primária equivalente a comer com as mãos, dormir de botas, urinar de pé ou fornicar semanalmente. Em que se fumava em todo lado e em todo lado se fumava. Desde a cama ao cinema, indo de metropolitano, elevador ou avião, passando pela ala de Doenças Respiratórias de Santa Maria ou pelas aulas na Faculdade de Ciências e, até, com recém-nascidos ao colo ou junto ao leito de morte do avô tísico. E que consequências é que daqui advinham? De forma generalista, absolutamente nenhumas.

O tabaco cheira mal? Talvez. Mas, pessoalmente, nada comparado com o cheiro do peixe, dos brócolos e da urina de gato fresca, ou pior ainda, o cheiro a estupidez, o cheiro a hipocrisia, o cheiro a oportunismo, o cheiro a rebanho, o cheiro a totalitarismo.

Querem mudar as moscas, mas a merda é a mesma. Perdem os pneumatologistas e ganham os nutricionistas? Perdem os otorrinos, ganham os psiquiatras? Perdem as multinacionais do tabaco, ganham as farmacêuticas? As discotecas e bares deixam de cheirar a cinzeiro e passam a feder a suor, peido e álcool regurgitado? Poupa o Estado em cuidados de saúde, mas desperdiça em ganhos com os impostos obscenos que vigoram sobre o tabaco?

Deixem-nos em paz! Vão chatear os canhotos, os consumidores de sumo de maracujá, os apreciadores de chanfana, os sócios do Penafiel, os fãs da Teresa Salgueiro, os jornalistas do 24 Horas ou os system admnistrators de blogues começados por “F”.

Metam-se comigo, metam...

12 comments:

Alf said...

Carago!

Por tua causa saquei de um cigarro, depois de já ter chamado ao anterior o último antes de dormir.

Kitty Fane said...

Concordo de certa forma com a lei que vai entrar em vigor no próximo ano.

Porque é que pessoas que não fumam têm de levar com o fumo dos outros em locais de trabalho, em centros comerciais, em escolas...? Isso é básico. As pessoas têm direito a fumar, claro, desde que não prejudiquem terceiros.

No entanto, já acho exagerado proibir o fumo em discotecas e bares.

Anonymous said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Bom... Belíssimo texto. Não fumo, mas gosto de cravar um cigarro once and a while. Depois de um bom prato de comida. Para acompanhar um vinho tinto forte. Para juntar às batatas fritas, na praia (eu sei que soa a algo estranho, mas o sal do mar, mais o das batatas e o cigarro... hum...), para um momento de tensão, para um pós-momento de t e s ã o... Enfim. Não fumo. Não gosto de estar em sítios com o ar saturado do tabaco e, acima de tudo, em ambientes fechados com tacabo, como uma sala de trabalho. Incomoda-me. Puxa pela sinosite e entope-me as narinas. Mas reconheço o direito de se fumar e condeno a hipocrisia com que, agora, se tratam os fumadores... Afinal, é um hábito (ainda que mau), socialmente aceite e culturalmente reforçado pelo cinema, pelos livros, pela música. Com tanto tipo de cancro à solta por ai, deixem as pessoas atirarem fumo umas à outras. Mas, ao mesmo tempo, qualquer fumador deveria ser suficientemente consciencioso para não fumar em determinados locais ou situações. Como a grande maioria não tem essa consciência, terá de ser à lei da bala...

Su said...

só para provocar um bocadinho...

eheheh

Mas lá está por uns (que aliás é a maioria) não respeitarem os que não fumam... pagam todos!

E que venha o dia 01 de Janeiro de 2008... ai que vai ser tão bom poder comer, comprar, beber sem levar com o fumo dos outros...

Gi said...

Olha a minha amiga Maria Bloch por aqui! Ervi é favor tratar bem a menina! :)

Só porque mandaste chatear os canhotos como eu estás proibido de fumar na minha chafarica, ok? Os outros podem todos, até os consumidores de sumo de maracujá, apreciadores de chanfana e os outros todos.
Eu que nem fumo mas não sou fundamentalista ... agora fiquei mesmo peaçada contigo e capaz de acabar com a nossa relação ainda numa fase tão embrionária e vegetal.

Mete-te comigo, mete-te e vê lá se queres que te aconteça como o anjinho da árvore de natal.

Atractor Estranho said...

Sempre fui contra a legislação sobre este tópico.

Se ha pessoas a quem perturba, então ha gente À procura de espaços não fumadores e quem os tivesse haveria seguramente de ganhar dinheiro.

Aliás, paises como a Roménia farão fortunas no futuro com o turismo de fumo... "Delicie a vista com as nossas lindas mulheres, e coma nos nos nossos restaurante, onde no fim da refeição pode beber um whisky e fumar um charuto sem que ninguém o incomode ou prenda por causa disso...".

Ja que estamos com a mão na massa, porque não restaurantes onde seja proibida a entrada a crianças...? Devilish!

Su said...

Bolas! Isso é q foi cascar no legislador, lol!

Bom, compreendo a tua posição como fumador, mas tens de ver que a tua liberdade avaba onde começa a minha. Pessoalmente, não me chateia muito, mas tenho de admitir que prefiro mil vezes estar num local fechado sem fumo à volta. É assim viver em sociedade no século XXI...
Bjks

Isabel Da Rocha said...

Tenho de levar com a falta de educação generalizada do povo português, a sua arrogância ao volante e a chica-espertisse dos que se baldam aos impostos e hipotecam o futuro do meu país com a sua ganância, prepotência e corrupção...e os meninos coitadinhos não podem levar com o fumo do cigarrito!!?? Era o que mais faltava!

Ide e fodei-vos, que aqui a menina também vai mas de cigarrinho hirto empestar-vos a roupa de cheiro a tabaco..

A ver quem me impede de fumar no dia 1 de Janeiro...

Estou contigo, Ervi

Metam-se comigo, metam....

Ervi Mendel said...

Muito obrigado a todos os comentadores!

Tenho ainda tanto a dizer sobre este assunto que farei em breve um post de follow up...

beijinhos

Ervi

Poisoned Apple said...

Que feitio... Olha, eu estou cheia de vontade que entre a nova lei e contra mim falo!

Anonymous said...

cada vez que entro no bar do C1, que está 1/5 do que era, lembro-me dos bons velhos tempos da gazeta às aulas para a jogatana com o belo do cigarro como companhia... agora nem pensar em pegar num cigarro e muito menos em cartas... aquela faculdade está deprimente! o que fariamos se estivessemos a tirar o curso agora??