Friday, March 14, 2008

Histórias da PDI* - Mais Depressa Se Apanha Um Mentiroso Que Um Enfermo

Hoje, depois de algumas horas de agonia estóica armado em ervilha macho, lá se fez luz nos meus pequenos hemisférios leguminosos e ala que é cardume, toca a andar para as urgências. Não para as urgências mesmo, pois isso é coisa de pobre ou para quando se tem algo realmente grave, mas para o atendimento permanente de uma unidade finória de prestação de cuidados de saúde.

Cinco minutos depois de chegar já estava a ser triado. Que Deus abençoe o cacau.

- Já vi que vem por causa desse dedo – diz a médica com ar de Sherlock

- Não, o dedo está óptimo, venho é por causa disto assim, assado.

- Muito bem – diz enquanto continua a olhar esbugalhada para o dedo – deite-se aqui na marquesa que eu vou pa(l)pa-lo.

Ora bem, porque é que os médicos palpam e os comuns dos mortais apalpam? E não acham perigoso dizerem-me uma frase deste género? Eu podia facilmente ter interpretado mal as intenções dela. Afinal de contas, ela possuía os adereços essenciais para a pesada maquinaria hidráulica ervilhal funcionar: a bata branca, a plaquinha com o nome, uns crocs originais e o indispensável estetoscópio. Só vos digo: não se faz! Dar assim esperanças porno-fantasiosas a um enfermo!

Após as palpações palpitantes titilares concluiu que de facto “tinha muito gás nos intestinos”. Essa parte já eu sabia e nem achei preocupante. Se fosse gás nos pulmões ou na tola é que já seria mais desagradável.

- Pelo sim, pelo não, vamos fazer análises e um raio X, por favor aguarde na sala de espera.

Chico-esperto como sou, decido que é o momento perfeito, perfeito para me escapar e ir fumar um cigarro. Quando volto está meio hospital à procura do Sr. Ervilha. Perguntam-me se estou bem, o que aconteceu. Digo que fui à casa de banho. Não me diga que foi fazer xixi mesmo antes de uma análise à urina? Claro que não! Está com diarreia? Também não. Vómitos? Nada. Então o que foi fazer ao WC?

Pois...

Não sem algum esforço, consegui convencer-me a não responder “Fui-me masturbar...a pensar na sua colega” e lá acabei por confessar com um sorriso trocista:

- Está bem, pronto(s), fui à rua fumar

- Ainda bem seu maroto! – retorquiu a enfermeira novinha dos olhos doces, aliviada por eu não ter estado em sofrimento sozinho

E mais não conto...

*PDI = Porra da Idade (versão soft)

No comments: