Thursday, October 9, 2008

(In)Certezas

Não gosto nada quando as pessoas se expressam com frases feitas. “O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia”, “Se beber não conduza”, “Natal é quando um homem quer”, “A pílula engorda”, “A Coca-Cola faz mal”, “O povo está com o MFA”.

Não me agrada, mas compreendo. O universo é um caldeirão de caos e a incerteza um poço sem fundo. As pessoas sentem necessidade de se agarrar a alguma coisa que seja ordenada, imutável, pouco complexa, fácil de processar e reconfortante. Precisam de sentir que o dinheiro está seguro no banco, que o conceito arcaico da família funciona, que o Benfica são os bons e o Porto são os maus. Precisam de certezas a preto e branco para sobreviver num mundo cada vez mais cinzento. Se lhes trocam as voltas, é o fim da picada.

“Fumar Mata” é um bom exemplo. Uma mensagem simples, concisa e aceite pela grande maioria. Pena não ser verdade. Fumar o quê? Cigarros? Charros? Crack? Cachimbo? Cigarrilhas? Sem travar? No esófago? Nos pulmões? Três vezes por dia? Por semana? Por semestre? Por década? Fumar não mata. Estar vivo é que mata.

É, no mínimo, curioso que a única certeza universal e comum a todos nós seja a morte. A única certeza que temos é aquela que nos traz zero conforto, nenhuma paz e um balde cheio de angústia. Não admira, portanto, que vivamos cercados por frases feitas, verdades absolutas e tabus intocáveis.

A verdade é que as certezas são analgésicos para mentes menores. Se calhar por isso é que eu tenho a certeza absoluta que o amor existe (e é cego), Deus não (se existisse seria cego) e que levar no cú (definitivamente cego) não é pecado.

11 comments:

Ritititz said...

ErviBrilhante!

ZaniNE said...

Ter certezas é realmente reconfortante... e porque não?

Pensar dá sempre tanto trabalho e dores de cabeça! Olha para ti, que vives angustiado na tua incerteza... Além de que os do SLB são mesmo os bons! LOL.

P.S. Gostei do novo look. Acho eu, porque não me dei ao trabalho de pensar nisso...? Mas se o ervi fez é porque é bom!?

Margarida said...

Mudavas de visual e n dizias nda?

Gi said...

A Kylie Minorca tem essas (in)certezas todas? Ganda Kylie!

Restelo said...

O teu background com as florinhas fez isto ficar um bcd gay

Nagareboshi said...

wow tive de verificar se esta mesmo no ervilhas albinas...o verde ervilha quase dá um ar de inocência ao blog...quase. sim a morte é a única coisa certa na vida mas é por sermos humanos que somos obcecados com as incertezas que temos e com a busca do que é certo...se não fôssemos obcecados a maya não tinha dinheiro para as plásticas dela, não existia a secção de horóscopo nas revistas, nem aquela rubrica da Maria em que a mulher suspeita que o marido anda na cama com a porteira e não sabe o que há de fazer...sem incertezas o mundo era uma chatice!

Osga said...

"Estar vivo é que mata."

Há quem diga que "Estar vivo é o contrario de estar morto"

:X

gir@f said...

ó ervilhinha....
novo look com florzinha e levar no cú não é pecado....
vai lá vai

Inês said...

Sou tão ingénua... Por momentos pensei que o post ia acabar sem referências a sexo!

Ervi Mendel said...

Um gajo não pode abanar um bocadinho as ancas a andar que acham logo que vai atracar de popa...

Anonymous said...

the best.
Quanto ao levar no cu acho que o Ervi estava a falar do sexo feminino, estava a tentar conqistar algo que aínda não etava explorado, as devotas. Estou a brincar pois o que acho é que o Sr. Mendel tem uma mente aberta...
Um abraço